25 janeiro 2011

Dor-zinha-inha


Se o ato de criar estivesse sempre relacionado à dor, eu não poderia escrever hoje, nem ontem, nem nunca.


Porque percebi que este sentimento “Dor”, é por excelência uma questão de escolha. Há quem sinta dor para tudo; desde dores de cólica, que é aceitável, à dor de frio, dor por falta de grana, por saudade, por vaidade e por amor.

O absurdo é que tenho observado e vi que tem gente que gosta de sentir dor, ou seja, amam aquilo que lhe traz sofrimento. Os corintianos, por exemplo.

Acredito que isto é um caso muito sério.

Já não sei como agir com uma amiga que ama o namorado que todos os dias a faz sofrer. Por que algumas pessoas acreditam que o amor verdadeiro traz esses tipos de dores? Por que as pessoas quando podem, simplesmente não se desfazem desse sentimento ruim?

Isso é uma doença grave, já vi até quem morreu por dor, viveu para dor. Triste, muito triste.

Tem gente que acorda e já procura por alguma dorzinha: “Não é possível estar tudo bem, alguma dor está perdida”, e procura como quem procura a chave de casa quando está apertado para fazer xixi.

Mas não pense que isso é doença de gente velha. Eu mesmo tenho amigas que vivem chorando de dor. Se estiverem namorando choram porque querem terminar e sair sozinhas, se estiverem solteiras choram de solidão. Além dessas, conheço aquelas que um espirro é motivo para começar a ladainha; o choramingo do quão estão doentes por isso não vão à aula e sim para a cama.

E essa anomalia começa desde criança. Sei que na classe do meu irmão tem uma garotinha que chora toda vez que tira uma nota menor que dez. 9,50 é motivo de choro, dor, apocalipse.

Evidentemente, não seria justo eu cá julgar dor de “fulano e beltrano”. Cada um sabe a dor que sente. Portanto, é importante ressaltar que foram apenas alguns comentários, infelizes e desnecessários, talvez... Mas não me importo, não vou sofrer por isso.

3 comentários:

  1. Colocações bem feitas.
    Tem mesmo pessoas que fazem da dor sua forma de existir no mundo. E mais, tentar aleatoriamente tirar as dores de tais pessoas é como lhes tirar o que dá brilho à vida.
    Tem de tudo nesse mundão.
    :)
    Abraço de paz.

    ResponderExcluir
  2. @Everton Augusto

    Obrigada Everton...
    É verdade...Acho que no fundo todos nós por um momento ou outro acabamos por nos apegar a uma coisa "idiota" pra seguir em frente.

    ResponderExcluir
  3. é a doença do século, segundo especialistas. sentir dor por qualquer coisa banal. bom texto. adorei a parte referindo aos corinthianos. rs!

    ResponderExcluir